A Festa da Colheita da Erva-Mate – Safra 2025, realizada no dia 28 de maio, na propriedade da família Tochetto, na Linha São Joaquim, interior de Viadutos (RS), reuniu mais de 800 pessoas, entre produtores, autoridades, estudantes e comunidade em geral. O evento integrou as comemorações pelos 66 anos de emancipação político-administrativa do município e marcou um importante momento para a cultura da erva-mate no Rio Grande do Sul.
Promovida pelo Instituto Brasileiro da Erva-Mate – Ibramate, em parceria com a Aspemate, Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Viadutos e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), a festa teve transmissão online e contou com número recorde de patrocinadores e apoiadores.
Celebração na terra da erva-mate
As atividades iniciaram às 8h, com o Fórum da Erva-Mate, seguido pela abertura oficial às 11h, na propriedade da família Tochetto — referência regional na produção e cultivo de erva-mate desde a década de 1930. O momento foi marcado pela poda simbólica da erveira, pelo resgate histórico da família anfitriã.
Um dos pontos altos do evento foi a entrega oficial da Indicação Geográfica do Polo Ervateiro Noroeste Gaúcho, a primeira no Estado, concedida à erva-mate. O título, concedido pelo INPI na modalidade Indicação de Procedência, reconhece a qualidade e a origem da erva-mate produzida na região, valorizando sua tradição e importância cultural. A região de Machadinho é composta por 10 municípios: Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, São José do Ouro, Cacique Doble, Barracão, Tupanci do Sul, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga e Sananduva.
Valorização da cadeia produtiva e compromisso com o futuro
De acordo com dados da Seapi, a previsão para a safra é de uma produção recorde de 320 mil toneladas de folha verde no Estado, que deverá resultar em cerca de 110 milhões de quilos de erva-mate pronta para o consumo.
Segundo Alberto Tomelero, presidente do Ibramate, questões como a reforma tributária podem beneficiar diretamente os produtores e consumidores:
“Há alguns anos, a colheita e o transporte da erva-mate representava 10% do valor da matéria-prima que ia para a indústria, e hoje passa de 50%. Com a reforma tributária, esperamos não ter mais tributos sobre a folha verde. Isso deve possibilitar mais recursos aos produtores e também aos consumidores, que poderão consumir um produto de boa qualidade e com preço menor”, destacou.
A gerente regional da Emater/RS-Ascar, Fernanda Tacca Angonese, ressaltou o valor simbólico da celebração:
“Para a comunidade de Viadutos e região, a Festa da Colheita da Erva-Mate é muito mais do que uma celebração, é a reafirmação de um legado cultural que passa de geração em geração, consolidando a erva-mate como um verdadeiro patrimônio do povo gaúcho”.
Neste ano, os organizadores elaboraram uma carta destinada ao Governo do Estado, reunindo uma série de reivindicações e demandas estratégicas para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva e de valor da erva-mate.
Participações e atrações culturais
O evento contou com a presença do prefeito Giovan André Sperotto, do vice-prefeito Sergio Luis Webber, do presidente da Câmara de Vereadores, autoridades estaduais, lideranças rurais e representantes de entidades setoriais. Houve ainda entrada ao vivo na RBS TV.
Destaque para as apresentações culturais, com o Coral Municipal Vox In Cantus, grupos tradicionalistas, representantes da imigração italiana e músicos locais.
Também participaram ativamente representantes das igrejas, comunidade, e da Escola Estadual de Educação Básica Viadutos, que oferece curso técnico em Agricultura. A formação abrange áreas como produção vegetal e animal, agroindústria e uso racional dos recursos naturais, com foco no desenvolvimento de projetos que agregam valor à produção local.
Dando um gás na inovação
Durante o evento, os participantes puderam degustar hambúrguer no pão de erva-mate e prestigiar o lançamento do refrigerante Yerba Mate, produzido na região do Alto Taquari, em Anta Gorda, com extratos da planta cultivada pela Ervais do Futuro, em Espumoso — evidenciando a inovação e a colaboração como marcas do setor.
Próximo destino: Machadinho
A próxima edição da Festa da Erva-Mate já tem destino confirmado: Machadinho (RS) será o município anfitrião da celebração em 2026, reforçando o ciclo de valorização da cultura ervateira no Estado.
Crédito Imagens: capa – Emater-RS/Ascar; corpo do texto – Alex Silva, Rádio do Mate.