INOVAMATE INOVA JUNTO À TETRA PAK E LEVA SEUS CHÁS PARA TODO O BRASIL

Desde que foi criada, em 2016, por Clovis Roberto Roman, terceira geração de uma família de mateicultores; e Ariana Helena de Oliveira Maia, a Inovamate teve por objetivo explorar todo o potencial de mercado da erva-mate, unindo os benefícios naturais da planta à pesquisas e novas tecnologias para desenvolver produtos muito além da erva de chimarrão.

Depois de uma bem sucedida linha de infusões  à base de erva-mate, frutas e especiarias, desenvolvida com o apoio das faculdades de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Farmácia da Universidade de Passo Fundo, este objetivo deu mais um passo para se concretizar.

A empresa, baseada em Ilópolis, maior pólo produtivo de erva-mate do Estado, localizado no alto do Vale do Taquari, acaba de fechar parceria com a Tetra Pak – uma das líderes mundiais em tecnologias de envase e processamento de alimentos e bebidas, para a produção do Chá Matequero em escala nacional.

Inovação, sustentabilidade e origem

Sem abrir mão de seus atributos de saúde e origem, o chá que antes era orientado para o consumo doméstico, feito quase que de modo ritualístico, também chegará às mãos dos consumidores de todo o Brasil pronto para beber, atendendo a uma parcela de pessoas que partilham dos mesmos propósitos de saúde e sustentabilidade mas desejam mais praticidade no dia-a-dia.

A virada de chave aconteceu depois que a empresa, que participa ativamente de eventos, programas e ações de inovação e novos negócios, muitos deles junto ao Sebrae, foi convidada para um  programa de aceleração promovido pela Tetra Pak, em janeiro deste ano. Meio ano depois, veio a proposta de parceria. “É um projeto desafiador. Somos uma empresa pequena e estamos sendo puxados por uma grande empresa. A partir da parceria, transformamos uma linha de chás de erva-mate local em chás para o Brasil” relata Ariana Maia, sócia-proprietária da Inovamate.

Graças, também, à parceria com o Sebrae, a empresa teve suas ideias reconhecidas como soluções tecnológicas inovadoras e competitivas e se destacaram entre os dez Casos de Sucesso de Inovação RS 2020.

Nem Inovamate nem Tetra Pak divulgaram maiores informações sobre os novos produtos, que em sua formulação original apresenta cinco blends diferentes: Matequero Sul (erva-mate, maçã, uva passa e canela), Matequero Sudeste (erva-mate, café, cranberry e alcaçuz), Matequero Centro-Oeste (erva-mate, buriti, abacaxi e gengibre), Matequero Norte (erva-mate, laranja, pimenta rosa e funcho) e Matequero Nordeste (erva-mate, côco, nibs de cacau e anis estrelado).

Abaixo, print screen de página inícial do projeto Startup Tetra Pak e duas das cinco embalagens do chá Matequero, em sua versão em folha.